top of page
  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Linkedin Cinza

Fernanda Torres é a primeira atriz brasileira a ganhar o Globo de Ouro

  • Foto do escritor: Manuela Menezes
    Manuela Menezes
  • 6 de jan.
  • 2 min de leitura

A intérprete de Eunice Paiva em "Ainda Estou Aqui" traz para o Brasil prêmio inédito


ree

Desbancando estrelas de Hollywood, Fernanda Torres ficou surpresa com a vitória (Foto: Reprodução da Internet)


Na noite do Globo de Ouro de 2025, Fernanda Torres surpreendeu a todos. Entre nomes de peso de Hollywood, a atriz de “Ainda Estou Aqui” foi anunciada como a vencedora. Enquanto Fernanda subia ao palco para receber seu prêmio de Melhor Atriz de Drama pelas mãos de Viola Davis, a plateia ficou em choque - e ela também. Das indicadas, Fernanda foi a menos aplaudida quando apresentada e a que se sentava mais longe do palco. E lá estava ela, se tornando a primeira atriz brasileira a receber um Globo de Ouro.


Mesmo tendo sido apontada na semana passada pela revista Variety como a favorita para a categoria, Fernanda acreditava que suas chances eram “nulas”. Concorrendo contra os nomes consagrados de Nicole Kidman (“Babygirl”), Pamela Anderson (“The Last Showgirl”), Angelina Jolie (“Maria”), Tilda Swinton (“O Quarto Ao Lado”) e Kate Winslet (“Lee”), a brasileira prevaleceu. Surpresa, Fernanda confessou não ter preparado um discurso para sua vitória - já se considerava satisfeita com a indicação. "Na hora, eu tive uma sensação de estar vivendo uma realidade paralela, de que eu estava em Marte. Eu fui andando no corredor e vendo aquelas pessoas que eu vi a vida inteira no cinema", compartilhou em uma entrevista à GloboNews.


Com uma mão no peito e a outra segurando sua estatueta, ela agradeceu ao diretor Walter Salles, seu companheiro de cena Selton Mello e à família. Fernanda Torres reforçou a importância do longa-metragem baseado na obra homônima de Marcelo Rubens Paiva: “Com tanto medo no mundo, esse é um filme que nos ajuda a pensar em como sobreviver em tempos difíceis como esse”. Ela não deixou de mencionar a mulher extraordinária que inspirou todo esse movimento. “Vocês não tem ideia, isso é uma prova de que a arte permanece viva nas pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu.”


Torres não só foi a segunda atriz nacional a concorrer pela categoria, mas também a segunda Fernanda. Em 1999, sua mãe Fernanda Montenegro perdeu para Cate Blanchett. Mas foi naquela noite também que ela segurou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro com “Central do Brasil”, outro longa de Salles. “Eu queria dedicar esse prêmio à minha mãe, ela estava aqui há 25 anos. Este prêmio prova que a arte pode sobreviver", disse Torres com a voz embargada. A atriz trouxe para o país a conquista que muitos brasileiros consideram ter sido roubada de Montenegro. 


Com a vitória de Torres na estreia da temporada de premiações, começam as especulações sobre o Oscar. O filme de Walter Salles foi submetido como o representante brasileiro à estatueta dourada de melhor filme de língua não inglesa. A expectativa é saber se o mais novo feito de Fernanda Torres vai render à atriz uma indicação à maior honra do cinema internacional. A votação entre os membros da Academia começa na próxima quarta-feira. O resultado das indicações será anunciado no final de janeiro e a cerimônia acontece no dia 2 de março. Por agora, uma coisa é certa: os olhos do mundo estão voltados para Fernanda Torres. 



Comentários


© 2035 por HDAG. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Ícone do Pinterest Cinza
  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Linkedin Cinza
  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Twitter Cinza
bottom of page